quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Concurso Soldado PMSE 2013 na Justiça

Os concurseiros policiais nordestinos (e até de outros estados) aguardam com ansiedade o concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Sergipe – PMSE 2013, que desde o ano passado vem sendo anunciado por autoridades daquele estado, mas que, até agora, está com o edital em fase de preparação.

A situação na PM sergipana está de tal modo preocupante, em virtude da falta de efetivo, que policiais militares entraram com uma ação na justiça exigindo a realização do certame:
O deputado estadual Capitão Samuel, juntamente com o major Adriano Reis, pediram ao Ministério Público de Sergipe, que ajuíze uma Ação Civil Pública (ACP) contra estado obrigando-o a realizar um concurso público para o preenchimento de vagas disponíveis na corporação. O documento foi protocolado na manhã de ontem (14) na sede do órgão.

O deputado Capitão Samuel explica que essa é a forma de pressionar o governo a realizar o concurso de forma imediata, uma vez que a data prevista para divulgação do edital seria em outubro de 2012. O deputado disse ainda que os policiais militares defendem a realização do concurso. “As escalas estão apertadas e os polícias estão trabalhando mais do que as horas estabelecida pela legislação. O efetivo atual de policiais militares está à metade do previsto na lei para quando o Estado tinha um milhão e 600 mil habitantes. Hoje nós temos mais de dois milhões e 100 mil habitantes, o que está previsto na lei já não daria e nós estamos com a metade prevista na lei”, afirma.

Para o deputado, os policiais estão trabalhando além do que a legislação permite, o que estaria acionando doenças ocupacionais. “Nós protocolamos essa ACP para pedir que as escalas de serviço da PM estejam de acordo com o que a lei determina. Esses profissionais estão trabalhando de forma escrava e sem férias, uma vez que a maioria dos policiais trabalha todos os dias seguidos. Por isso, pedimos ao MPE que ente com ACP obrigando ao estado que a fazer concurso público”, diz.

O que diz o Governo

O Comando da Polícia Militar de Sergipe, através de sua assessoria, afirmou o seguinte, frente à provocação política:
“Nós já temos o projeto do edital do concurso da Polícia Militar acabado. Ainda não foi publicado porque identificamos que havia uma incongruência com a legislação no quesito remuneração. Por exemplo: quando o aluno entrava no curso de formação de soldado, ele já recebia a remuneração semelhante a do soldado que efetivamente já trabalhava na rua, o que é um contra-senso. O soldado recém-aprovado no concurso tem uma atividade menos complicada e perigosa do que o soldado que já está na rua trabalhando. Então identificamos que há a necessidade de fazer a mudança: o aluno aprovado receberia uma bolsa de estudos até que se tornasse o profissional preparado para ir às ruas. Portanto, já estamos verificando essa legislação e tão logo esse obstáculo seja vencido será aberto o edital”
Vagas e remuneração

Segundo as informações de bastidores, 600 vagas para soldado PM serão disponibilizadas neste certame. Veja abaixo as exigências do último concurso realizado pela corporção, em 2005:
  1. Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  2. Estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
  3. Não ter antecedentes criminais ou policiais;
  4. Achar-se em pleno gozo de seus direitos civis e políticos;
  5. Ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de militar estadual pretendido;
  6. Ter aptidão para a carreira de Policial militar estadual, aferida através dos exames: Intelectual, Saúde, Aptidão Física, Psicológico e Avaliação Social;
  7. Ter altura mínima descalço de 1,65 m (um metro e sessenta e cinco centímetros), quando do sexo masculino, e de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros), quando do sexo feminino;
  8. Completar, no ano da matrícula do curso (2005), 18 (dezoito) anos, no mínimo, e 30 (trinta) anos, no máximo;
  9. Ensino Médio completo ou equivalente;
  10. Preencher as demais exigências constantes deste Edital e suas Normas Complementares.
  11.  
Na PMSE, o salário do soldado está em torno de R$3.300,00. 

Intensificando os estudos 

Os candidatos mais dedicados já começaram a estudar, principalmente com base no que foi cobrado no último concurso, em 2005. Para não ficar de fora, clique aqui e baixe a prova do último concurso de soldados da Polícia Militar de Sergipe. Clique aqui e veja o conteúdo programático previsto no último concurso da PMSE.

Estamos ligados neste concurso. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes!

Fonte: Abordagem Policial/Site Concurso Policial

Postagens populares